Cursos disponíveis

Antropologia e a Sociologia são disciplinas fundamentais para o estudante de Direito, pois, em essência, discutem as relações humanas, portanto, nosso percurso aqui seguirá as articulações e interlocuções entre aquelas e o Direito.

1. Carga Horária: 80 horas - 4 horas semanais -  2 horas por dia

Ementa:

Contexto histórico do surgimento das ciências sociais;

Os pensadores clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber;

Dilemas sociais e teoria sociológica ta contemporaneidade;

Surgimento e consolidação da antropologia como ciência;

A questão do método;

O conceito de cultura;

Alteridade e etnocentrismo;

Relativismo cultural;

A diversidade cultural e a sociedade brasileira;


Objetivos:

1. Fazer com que o aluno compreenda a relação entre a emergência do pensamento social e o Direito;

2. Criar condições para que o aluno compreenda a cultura enquanto substrato a partir do qual as normas emergem;

3. Proporcionar ao aluno a capacidade de relacionar o pensamento sociológico e antropológico aos paradigmas do Direito;


Conteúdo programático:

1. Mudança paradigmática (séc. XIX);

2. O surgimento das ciências sociais;

3. Panorama da sociologia e da antropologia;

4. Atividade avaliativa - para que serve o HOMEM? 2,0

5. É. Durkheim (pressupostos);

6. É. Durkheim (Consciência Coletiva);

7. É. Durkheim (Fato Social);

8. É. Durkheim (Divisão do Trabalho);

9. É. Durkheim (Solidariedade mecânica  e orgânica);

10 É. Durkheim (Direito repressivo e  cooperativo);

11. É. Durkheim (Anomia);

12. Max Weber (pressupostos);

13. Max Weber (ação e relação social);

14. Max Weber - ação e relação social;

15. Max Weber (tipo ideal de ação);

16. Max Weber (desencantamento do mundo);

17. Max Weber (tipos ideais de dominação); 

18. Max Weber (tipos ideais de direito);

19. Prova 8,0

20. Feedback;

21. Karl Marx (pressupostos);

22. Karl Marx (materialismo histórico);

23. Karl Marx (relação de produção);

24. Karl Marx (modo de produção);

25. Karl Marx (forças produtivas);

26. Karl Marx (infraestrutura);

27. Karl Marx (superestrutura);

28. Karl Marx (consciência);

29. Karl Marx (ideologia);

30. Atividade avaliativa - 2,0;

31. Teoria sociológica contemporânea;

32. Dilemas sociais contemporâneas;

33. Antropologia: do surgimento da reflexão antropológica no século XVI ao evolucionismo social do século XIX;

34. A consolidação da antropologia como ciência;

35. A questão do método;

36. O conceito de cultura; relativismo cultural;

37. Os conceitos de alteridade e etnocentrismo;

38. Globalização, multiculturalismo e comunidades tradicionais;

39. Prova 8,0;

40. Feedback; encerramento.


Antropologia e a Sociologia são disciplinas fundamentais para o estudante de Direito, pois, em essência, discutem as relações humanas, portanto, nosso percurso aqui seguirá as articulações e interlocuções entre aquelas e o Direito.

1. Carga Horária: 80 horas - 4 horas semanais -  2 horas por dia

Ementa:

Contexto histórico do surgimento das ciências sociais;

Os pensadores clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber;

Dilemas sociais e teoria sociológica ta contemporaneidade;

Surgimento e consolidação da antropologia como ciência;

A questão do método;

O conceito de cultura;

Alteridade e etnocentrismo;

Relativismo cultural;

A diversidade cultural e a sociedade brasileira;


Objetivos:

1. Fazer com que o aluno compreenda a relação entre a emergência do pensamento social e o Direito;

2. Criar condições para que o aluno compreenda a cultura enquanto substrato a partir do qual as normas emergem;

3. Proporcionar ao aluno a capacidade de relacionar o pensamento sociológico e antropológico aos paradigmas do Direito;


Conteúdo programático:

1. Mudança paradigmática (séc. XIX);

2. O surgimento das ciências sociais;

3. Panorama da sociologia e da antropologia;

4. Atividade avaliativa - para que serve o HOMEM? 2,0

5. É. Durkheim (pressupostos);

6. É. Durkheim (Consciência Coletiva);

7. É. Durkheim (Fato Social);

8. É. Durkheim (Divisão do Trabalho);

9. É. Durkheim (Solidariedade mecânica  e orgânica);

10 É. Durkheim (Direito repressivo e  cooperativo);

11. É. Durkheim (Anomia);

12. Max Weber (pressupostos);

13. Max Weber (ação e relação social);

14. Max Weber - ação e relação social;

15. Max Weber (tipo ideal de ação);

16. Max Weber (desencantamento do mundo);

17. Max Weber (tipos ideais de dominação); 

18. Max Weber (tipos ideais de direito);

19. Prova 8,0

20. Feedback;

21. Karl Marx (pressupostos);

22. Karl Marx (materialismo histórico);

23. Karl Marx (relação de produção);

24. Karl Marx (modo de produção);

25. Karl Marx (forças produtivas);

26. Karl Marx (infraestrutura);

27. Karl Marx (superestrutura);

28. Karl Marx (consciência);

29. Karl Marx (ideologia);

30. Atividade avaliativa - 2,0;

31. Teoria sociológica contemporânea;

32. Dilemas sociais contemporâneas;

33. Antropologia: do surgimento da reflexão antropológica no século XVI ao evolucionismo social do século XIX;

34. A consolidação da antropologia como ciência;

35. A questão do método;

36. O conceito de cultura; relativismo cultural;

37. Os conceitos de alteridade e etnocentrismo;

38. Globalização, multiculturalismo e comunidades tradicionais;

39. Prova 8,0;

40. Feedback; encerramento.


Antropologia e a Sociologia são disciplinas fundamentais para o estudante de Direito, pois, em essência, discutem as relações humanas, portanto, nosso percurso aqui seguirá as articulações e interlocuções entre aquelas e o Direito.

1. Carga Horária: 80 horas - 4 horas semanais -  2 horas por dia

Ementa:

Contexto histórico do surgimento das ciências sociais;

Os pensadores clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber;

Dilemas sociais e teoria sociológica na contemporaneidade;

Surgimento e consolidação da antropologia como ciência;

A questão do método;

O conceito de cultura;

Alteridade e etnocentrismo;

Relativismo cultural;

A diversidade cultural e a sociedade brasileira;


Objetivos:

1. Fazer com que o aluno compreenda a relação entre a emergência do pensamento social e o Direito;

2. Criar condições para que o aluno compreenda a cultura enquanto substrato a partir do qual as normas emergem;

3. Proporcionar ao aluno a capacidade de relacionar o pensamento sociológico e antropológico aos paradigmas do Direito;


Conteúdo programático:

1. Mudança paradigmática (séc. XIX);

2. O surgimento das ciências sociais;

3. Panorama da sociologia e da antropologia;

4. Atividade avaliativa - para que serve o HOMEM? 2,0

5. É. Durkheim (pressupostos);

6. É. Durkheim (Consciência Coletiva);

7. É. Durkheim (Fato Social);

8. É. Durkheim (Divisão do Trabalho);

9. É. Durkheim (Solidariedade mecânica  e orgânica);

10 É. Durkheim (Direito repressivo e  cooperativo);

11. É. Durkheim (Anomia);

12. Max Weber (pressupostos);

13. Max Weber (ação e relação social);

14. Max Weber - ação e relação social;

15. Max Weber (tipo ideal de ação);

16. Max Weber (desencantamento do mundo);

17. Max Weber (tipos ideais de dominação); 

18. Max Weber (tipos ideais de direito);

19. Prova 8,0

20. Feedback;

21. Karl Marx (pressupostos);

22. Karl Marx (materialismo histórico);

23. Karl Marx (relação de produção);

24. Karl Marx (modo de produção);

25. Karl Marx (forças produtivas);

26. Karl Marx (infraestrutura);

27. Karl Marx (superestrutura);

28. Karl Marx (consciência);

29. Karl Marx (ideologia);

30. Atividade avaliativa - 2,0;

31. Teoria sociológica contemporânea;

32. Dilemas sociais contemporâneas;

33. Antropologia: do surgimento da reflexão antropológica no século XVI ao evolucionismo social do século XIX;

34. A consolidação da antropologia como ciência;

35. A questão do método;

36. O conceito de cultura; relativismo cultural;

37. Os conceitos de alteridade e etnocentrismo;

38. Globalização, multiculturalismo e comunidades tradicionais;

39. Prova 8,0;

40. Feedback; encerramento.

   O presente curso serve para apresentarmos nossa tese de doutorado, explorando os recursos do Moodle como forma de demonstrarmos que aprender e ensinar Performances Comunicativas em Filosofia com os recursos transmidiáticos é potencialmente possível.